Este blogue é organizado pelo Clube de Escrita da Escola Básica 2,3 de Santana. Publica textos escritos por qualquer aluno desta escola. Podem ser poesias, histórias, reportagens, opiniões, etc.. Editará ainda textos de autores conhecidos escritos para crianças e jovens.

2005/11/09

Inês Caupers (6º C)

COLIFANHOTO

O colifanhoto é uma mistura de um colibri com um gafanhoto. Alimenta-se especialmente de grãos de pólen e de pequenos insectos, como os pulgões.
Encontram-se no norte de Portugal em campos de malmequeres e em soutos de castanheiros, pois adoram polén e as pequenas lagartas que existem nas castanhas, com as quais alimentam as crias.
Costumam fazer os ninhos nos castanheiros e os seus ovos são pouco maiores do que ervilhas.
O colifanhoto é originário das florestas tropicais e foi trazido para a Europa por emigrantes portugueses.
É raro encontrar colifanhotos em zonas urbanas, porque os que se atrevem a viver nas cidades, normalmente são apanhados pelas pessoas e pelos gatos domésticos.
Têm seis centímetros de comprimento e sete centímetros de envergadura. São muito sociáveis e nunca gostam de estar sozinhos. Possuem uma esperança de vida de um ano. Os adultos são normalmente revestidos por penas de cor verde clara e debaixo das asas têm um tom azulado.